Entendendo a diversidade de alunos matriculados no Sistema Municipal de Ensino, a Prefeitura de Campo Formoso tem usado estratégias que visam atender a pluralidade estudantil. Dessa forma, desde o início do ano, profissionais da educação da cidade vêm participando de uma série de ações formativas, por meio do Projeto “Alavancas para uma Educação Inclusiva de Qualidade”.
Nessa segunda-feira (21), aconteceu, no Centro Cultural Prof. Rômulo Galvão, a culminância dos trabalhos já realizados pelos professores. Foram apresentados 10 projetos que buscam potencializar políticas públicas locais que proporcionem uma educação de qualidade e inclusiva para todos.
A ação proposta pelo Instituto Rodrigo Mendes (IRM) oferece formação para as equipes gestoras e para os professores do Sistema Municipal de Ensino, realizando orientação para que os profissionais possam desenvolver projetos e trabalhos na área da educação inclusiva.
A mesa de abertura foi composta pela Secretária Municipal de Educação, Iracy Araújo, representando o superintendente do Instituto Rodrigo Mendes, Elisângela Fernandes, da coordenadora da equipe de formação do Alavancas, Kátia Cibas. Também a Chefe do Departamento Pedagógico, Mariângela Rodrigues, a Coordenadora Municipal de Educação Inclusiva, Neila Gama, a Secretária Municipal de Desenvolvimento Social, Sandra Madaly e a Presidente do Conselho Municipal de Educação Leila Amaral.
Na ocasião, o público presente prestigiou a apresentação artística dos estudantes de música do Centro de Educação Complementar, que interpretaram a música Trem Bala, da cantora Ana Vilela.
A Secretária Municipal de Educação, Iracy Araújo, agradeceu a parceria com o IRM e destacou o comprometimento da secretaria para atender as especificidades dos alunos do município. “Nosso município é o único da Bahia a participar do Projeto Alavancas. Para nós, isso é motivo de alegria perceber que o projeto traz contribuições gigantescas para o avanço da educação na cidade. Nós já fazemos educação inclusiva, mas a execução do projeto ajudará a desenvolver propostas mais eficazes que realmente atendam as peculiaridades dos estudantes”, relatou a secretária.
DECOM PMCF