A Petrobras anunciou por meio de comunicado que, a partir de amanhã, 09/07, reajustará seus preços de venda de gasolina A para as distribuidoras. A Gasolina Tipo A é a gasolina pura que é misturada posteriormente nas distribuidoras com etanol na proporção demandada por lei no momento, criando a Gasolina Tipo C vendida nas bombas para o consumidor final.
O litro da gasolina pura até agora era de R$ 2,81. A partir de 9 de julho, passará a ser, em média, de R$ 3,01 por litro, um aumento de R$ 0,20 por litro. De acordo com a Petrobras, considerando a mistura obrigatória de 73% de gasolina pura e 27% de etanol anidro para composição da gasolina C comercializada ao público, a parcela da empresa na composição do preço ao consumidor passará a ser de R$ 2,20 /litro, uma variação de R$ 0,15 a cada litro de gasolina C.
Em 2024, este é o primeiro ajuste nos preços de venda de gasolina A da Petrobras para as distribuidoras. O último ajuste ocorreu em 21 de outubro do ano passado, uma redução. O último aumento de fato no combustível ocorreu em 16 de agosto de 2023. Desde a implementação da nova estratégia comercial, a Petrobras reduziu seus preços de venda para as distribuidoras em R$ 0,17 /litro.
Já para o GLP, a Petrobras ajustará seus preços de venda para as distribuidoras que passará a ser, em média, equivalente a R$ 34,70 por botijão de 13kg, um aumento equivalente a R$ 3,10. A Petrobras não anunciou nenhum reajuste para o diesel até o momento.
Nova estratégia de preços desde 2023
Desde maio do ano passado, a Petrobras substituiu a Política de Paridade de Importação (PPI), que provocava reajustes constantes de acordo com a mudança do preço do petróleo no mercado global.
De acordo com a Petrobras, a partir da substituição da PPI os preços do diesel e da gasolina usam referências de mercado como o custo alternativo do cliente e o valor marginal para a Petrobras. Este custo alternativo seria as alternativas de suprimento entre outros fornecedores e produtos substitutos, enquanto o valor marginal é o “custo de oportunidade” ao considerar a produção, importação e exportação do combustível e /ou dos petróleos usados no refino.
Por: Thiago Moreno