Elmar Nascimento já decidiu momento para lançar pré-candidatura à presidência da Câmara Federal

0111

Líder do União Brasil na Câmara Federal, o deputado baiano Elmar Nascimento já teria decidido o momento para lançar a pré-candidatura à presidência da Casa: no início do segundo semestre de 2024. O parlamentar tem a preferência do atual comandante do Legislativo, o deputado Arthur Lira (PP-AL). A informação foi publicada pelo site Poder 360.

O deputado Marcos Pereira (SP), líder do Republicanos, é hoje o principal adversário de Elmar, que ampliou a força junto ao governo do presidente Lula (PT) e dentro do próprio União Brasil após a articulação exitosa em torno da aprovação da reforma tributária, na semana passada.

A minirreforma ministerial no governo Lula que vem sendo negociada pelo Centrão deve começar a definir quem sairá na frente na disputa para presidente da Câmara. Os partidos do grupo trabalham neste momento para indicar nomes para a Esplanada dos Ministérios e também para chefiar alguma estatal de relevo.

O Republicanos, que vinha se colocando como independente, pode faturar o Ministério dos Esportes, fortalecendo o nome de Marcos Pereira. O indicado é o deputado Silvio Costa Filho (Republicanos-PE), filho de outro político tradicional de Pernambuco, Silvio Costa, apoiador de Lula e defensor da entrada da legenda no governo federal. Na pasta do Turismo, Elmar e o União Brasil vão emplacar o deputado Celso Sabino (União-PA) depois da saída de de Daniela Carneiro (União).

No Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome o Centrão espera a saída do senador eleito Wellington Dias (PT-PI) para a entrada do deputado André Fufuca (PP-MA), aliado de Lira e do ministro da Justica e Segurança Pública, Flávio Dino (PSB).

Sobre a sucessão na Câmara, Lula já avisou que quer um nome de consenso. Ele reconhece que o Palácio do Planalto não tem como lançar um candidato próprio, do PT, com reais chances de vitória. Há outros dois deputados tentando participar da corrida sucessória no Legislativo: Hugo Motta (Republicanos-PB) e Isnaldo Bulhões (MDB-AL). O baiano Antonio Brito (PSD) corre por fora.

Por.: todabahia

 

Nova casa