O deputado Júnior Nascimento (UB) apresentou, na Assembleia Legislativa, indicação endereçada ao governador Jerônimo Rodrigues e às secretárias de Saúde e de Educação, Roberta Santana e Adélia Pinheiro, respectivamente, solicitando a construção de bibliotecas públicas especializadas em atendimento a pessoas com Transtorno do Espectro Autista, em cidades do interior da Bahia.
O objetivo do parlamentar é dirimir os problemas dos indivíduos e de seus familiares, lhes oferecendo um espaço acolhedor, com bem-estar, segurança e desenvolvimento, além de uma equipe multidisciplinar e especializada.
“A construção deve ser priorizada nas cidades onde não existem bibliotecas públicas ou em cidades que por sua localização geográfica consiga atender uma quantidade maior de cidades circunvizinhas. Nas cidades onde já existam bibliotecas públicas, esses espaços serão adaptados com profissionais qualificados para receberem pessoas com Transtorno do Espectro Autista”, justificou Nascimento.
No documento, o parlamentar destaca que a pessoa diagnosticada com o Transtorno do Espectro Autista tem entre seus direitos, o acesso ao atendimento multiprofissional, a educação e ao ensino profissionalizante, e também inserção ao mercado de trabalho.