Segundo o Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), o campo-formosense Elmar Nascimento é avaliado como o 2° deputado mais influente no atual governo

0111

Após a posse dos deputados e senadores brasileiros, as atividades do Congresso são iniciadas sob a prerrogativa mais valorizada em Brasília: a influência. E a importância de cada parlamentar, diante da perspectiva da realização de acordos entre partidos, governo e outros políticos para a votação de projetos, está, proporcionalmente, ligada às suas nomeações para assumirem posições estratégicas em comissões ou relatorias.

De acordo com o Observatório Legislativo Brasileiro (OLB), a influência de um deputado é medida pelos cargos que ele ocupa dentro da Câmara e pelos projetos de lei dos quais ele é relator durante sua legislatura.

Ainda segundo o Observatório do Legislativo Brasileiro (OLB), entre os nove parlamentares mais influentes da legislatura passada estão: o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), Elmar Nascimento (União Brasil), Felipe Fracischini (União Brasil), Antonio Brito (PSD), Ricardo Barros (PP), Altineu Cortes (PL), Arthur Maia (União Brasil), André Figueiredo (PDT) e Kim Kataguiri (União Brasil). E, nesta nova legislatura (2023), os citados tendem a continuar ocupando papel importante.

Lira aparece em 1° lugar na lista dos mais influentes porque é o presidente da Casa, aquele que manda na pauta e na Mesa Diretora. “O poder é dele”.

Depois de Lira vem o deputado Elmar Nascimento (União-BA). Além de lider do partido na Câmara, foi o relator da PEC da Transição, a proposta mais importante até aqui do governo Lula.

Através de seu texto, foi permitida a liberação de R$ 168 bilhões fora do teto de gastos para que o atual governo pudesse pagar o Bolsa Família com valor mensal de R$ 600, reajustar o salário mínimo e recompor os orçamentos dos ministérios.

Como relator do texto, Elmar Nascimento, deputado reeleito, se colocou mais uma vez como peça importante no Congresso, mesmo sendo de um partido de oposição ao governo.

“As siglas que mais apoiaram a gestão do presidente Jair Bolsonaro (PL) na Câmara dos Deputados são justamente as que apresentam deputados mais influentes”, diz o estudo concluído pelo OLB.

Redação – CF INFORMA

Nova casa